FAQ

Como posso criar uma conta de usuário na REDIB?

A partir da página principal, por meio do botão Entrar, clique em Inscrever-se. Preencha os campos a seguir: nome, sobrenome, endereço de e-mail, nome de usuário desejado e senha. Em seguida, aceite o Aviso Legal, a Política de privacidade e a Política de Cookies da REDIB.
Você receberá um e-mail no endereço registrado solicitando a confirmação da assinatura na plataforma.
Para consultas relativas à sua conta de usuário, é necessário entrar em contato com a REDIB pelo e-mail .

Como posso solicitar a inclusão de uma revista na REDIB?

Preencha o Formulário Web com os dados da revista. Após o recebimento da sua solicitação, a REDIB avaliará da revista.
O editor receberá uma resposta informando sobre a decisão de incluir a revista candidata na plataforma. Se não for aceita, serão detalhados os motivos da recusa ou as modificações necessárias para sua inclusão.
Para consultas como editor de uma revista, é necessário entrar em contato com a REDIB pelo e-mail .

Onde posso consultar os critérios de qualidade?

Os critérios obrigatórios e recomendáveis para que uma revista seja incluída na REDIB podem ser consultados em Critérios de qualidade.

Como posso acessar as informações da minha revista?

Introduza o nome de usuário e a senha na seção Acesso Editores. Uma vez que tenha obtido acesso, você poderá visualizar e modificar os dados registrados da sua revista na REDIB.

Como posso atualizar os dados da minha revista?

Ao clicar no título da revista, você acessará o formulário para poder modificar os campos: título abreviado da revista, matérias, data de início da revista, breve descrição da revista, endereço postal completo, pessoa para contato, e-mail, idiomas de publicação, periodicidade e direitos de uso. As modificações realizadas serão revisadas pela REDIB e serão visíveis somente após da citada revisão.
Para realizar modificações relativas a outros campos, será necessário entrar em contato com a REDIB pelo e-mail .

Como posso recuperar a senha de acesso?

Se você esqueceu sua senha, poderá recuperá-la: Esqueceu a sua palavra-passe? na aba Acesso Editores (se for o editor de uma revista) preenchendo o nome de usuário ou em Esqueceu a sua palavra-passe? da aba Entrar (se for usuário da plataforma) preenchendo o nome usuário ou o endereço de e-mail.
Em ambos os casos, você receberá um e-mail no endereço fornecido como contato da revista com a nova senha.

O que são metadados de um documento?

São um conjunto de dados gerais sobre os documentos ou artigos que contêm as informações descritivas necessárias para seu cadastro na plataforma. Consistem em informações como autor, título, URL, revista, volume, número, data de publicação, resumo, palavras-chave e, inclusive, referências bibliográficas incluídas neles.

O que é o protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting)?

O OAI-PMH é um mecanismo criado para a interoperabilidade de repositórios e que facilita importar e coletar metadados de um repositório a outro. No caso da REDIB, este sistema permite que a plataforma colete as informações relevantes sobre os diferentes artigos publicados nas revistas eletrônicas (metadados) para que possam ser localizados por meio da REDIB.

Como introduzir os metadados dos artigos dos documentos quando o site da revista não tem um fornecedor de dados baseado no protocolo OAI-PMH?

A partir das informações da sua revista, você poderá introduzir os metadados dos documentos clicando no botão Criar Documento. Os campos devem ser preenchidos seguindo as orientações de cada campo. Ao finalizar, clique no botão Criar na margem inferior. Aparecerá uma mensagem indicando que o documento foi criado.

O que é DOI (Digital Object Indentifier)?

O DOI (Digital Object Indentifier) é um código elaborado pela International DOI Foundation (IDF), utilizado para identificar de forma unívoca os objetos digitais, principalmente documentos eletrônicos como artigos de revistas. Os metadados do objeto digital são guardados com o código DOI. Costuma incluir uma URL pela qual é possível encontrar o objeto digital. Diferentemente do sistema URL usado nos sites, o sistema DOI não muda com o passar do tempo, embora o artigo seja transferido para um endereço distinto, pois contém as informações na forma de metadados.

O que é OJS (Open Journal Systems)?

O OJS (Open Journal Systems) é um software de código aberto para gerenciar revistas criado pelo Public Knowledge Project (PKP), Canadá, liberado sob a licença GNU General Public License. O OJS foi concebido para reduzir energia e tempo dedicados à preparação exaustiva das tarefas envolvidas na edição de uma revista em série de livre acesso. Proporciona a infraestrutura técnica não apenas para a apresentação on-line de artigos de revista, mas também o fluxo editorial completo, incluindo o envio de artigos, diversas séries de revisão por pares e indexação.

O que é o código ORCID (Open Researcher and Contributor ID)?

O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um organismo sem fins lucrativos que desenvolveu um identificador único para os autores de trabalhos científicos. Consiste em um identificador composto por 16 dígitos que permite que os pesquisadores disponham de um código de autor resistente e inequívoco, possibilitando distinguir claramente sua produção técnico-científica. Dessa forma, evitam-se confusões quanto à autoria de atividades de pesquisa realizadas por pesquisadores com diferentes nomes pessoais ou semelhantes. Além disso, garante uma interação correta entre os diversos sistemas de recuperação de informações existentes, como por exemplo, os bancos de dados bibliográficos.

O que é XML (eXtensible Markup Language)?

A XML é uma linguagem de marcas desenvolvida pelo World Wide Web Consortium (W3C), utilizada para armazenar dados em forma legível. Provém da linguagem SGML e permite definir a gramática de linguagens específicas (sendo que a HTML é, por sua vez, uma linguagem definida por SGML) para estruturar documentos grandes. Diferentemente de outras linguagens, a XML dá suporte a bancos de dados, sendo útil quando vários aplicativos devem se comunicar entre si ou integrar informações.
A XML não foi criada somente para ser utilizada na Internet, mas sim como um padrão para o intercâmbio de informações estruturadas entre diferentes plataformas. Pode ser usada em bancos de dados, editores de texto, planilhas, etc.

O que é DTD NLM Journal Publishing 3.0?

O National Center for Biotechnology Information (NCBI) da National Library of Medicine (NLM) criou a DTD (Document Type Definition) Journal Publishing com o propósito de proporcionar um formato comum por meio do qual editores e arquivos possam intercambiar o conteúdo de uma revista mediante a publicação dos conteúdos da revista em formato XML.
A DTD NLM Journal Publishing 3.0 consiste em um conjunto de módulos XML que define elementos e atributos que servem para descrever o conteúdo textual e gráfico dos artigos que compõem uma revista, além de outros documentos como cartas, editoriais, resenhas de livros, etc.

O que é JATS (Journal Article Tag Suite)?

Padrão técnico baseado na norma NISO Z39.96 2012-08-22, elaborada pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI) da U.S. National Library of Medicine (NLM), que define um formato XML para descrever o conteúdo e os metadados de artigos de revistas, editoriais, livros e resenhas. Este padrão permite descrever o conteúdo completo do artigo ou somente dos metadados.
A etiquetagem XML do JATS é definida pela DTD NLM Journal Publishing 3.0. A validez da etiquetagem dependerá da conformidade com a citada DTD.

O que é CBP (Código de Boas Práticas)?

Um código ou guia de boas práticas duma publicação científica é um conjunto de princípios ou condutas com as que pretende-se garantir a ética e qualidade dos conteúdos publicados. Detalha as obrigações dos agentes que intervêm na gestão dos manuscritos: editor, autor e avaliador, e os procedimentos para resolver os conflitos que possam surgir durante o processo de avaliação ou depois da publicaçao do trabalho. O objectivo é evitar a má prática científica na publicação dos resultados das investigações, seja premeditada ou não.

É muito recomendável tomar como referência entre outros, o código de conduta e boas práticas que o Comitê de Ética em Publicações (COPE) define para editores de revistas científicas.

O que é HAP (Ferramenta Antiplagio)?

As ferramentas antiplagio são programas ou sistemas informáticos que são usados para verificar a originalidade dos documentos sujeitos à revisão e detetar fundamentalmente o plagio. Ajudam os editores a comparar o texto dos artigos e detetar coincidências e semelhanças entre os textos submetidos à avaliação e os publicados previamente em outros recursos.

O que é "Vezes citado na WoS"?

“Vezes citado na WoS” é o número de vezes que um artigo agregado em REDIB e indexado na Web of ScienceTM Core Collection (em diante, Wos-CC) é citado em outros artigos também indexados nessa base de dados, que por sua vez podem estar ou não agregados em REDIB.

“Vezes citado na WoS” liga com a página de artigos citantes na Wos-CC. Esta informação só fica disponível para utilizadores que disponham de acesso através inscrição a esse serviço de indexação.

A informação da WoS-CC é obtida automáticamente para todos os artigos agregados em REDIB que fiquem identificados corretamente através DOI, ou alternadamente, tenham o seu título em inglês ou traduzido ao inglês. Para outros artigos sem DOI nem título em inglês, a informação obtida da Wos-CC pode aparecer em REDIB como “não disponível”. No futuro, em quaisquer pedido de informação sobre estas incidências devem entrar em contato com REDIB através do e-mail [email protected].

O que é "Ver artigo na WoS"?

“Ver artigo na WoS” é o link ao registro completo dum artigo agregado em REDIB e indexado na Web of ScienceTM Core Collection (em diante, WoS-CC). Esta informação só está disponível para utilizadores que disponham de acesso através inscrição às bases de dados da WoS-CC.

A informação da WoS-CC é obtida automaticamente para todos os artigos agregados em REDIB que fiquem identificados corretamente através DOI, ou alternadamente, tenham o seu título em inglês ou traduzido ao inglês. Para outros artigos sem DOI nem título em inglês, a informação obtida da Wos-CC pode aparecer em REDIB como “não disponível”. No futuro, em quaisquer pedido de informação sobre estas incidências devem entrar em contato com REDIB através do e-mail .