Como participar nos Livros REDIB

A REDIB oferece aos editores de livros eletrónicos científicos, académicos e de alta divulgação, uma sólida plataforma para a indexação e gestão dos seus títulos. A REDIB proporciona ainda uma grande visibilidade através de um potente motor de busca e promove a difusão através de múltiplos canais de comunicação próprios. Ao participar no nosso projeto, as editoras dispõem adicionalmente de ferramentas para a melhoria da qualidade editorial, acesso ao Fórum Editores, ferramentas para a gestão de bibliografia e informação estatística, entre outros serviços.

As editoras de livros a incorporar na plataforma REDIB deverão:

  • Oferecer acesso aberto ou previamente pago online ao texto completo das respetivas monografias.

  • Satisfazer os Critérios de Qualidade REDIB formais e de conteúdo.

  • Completar o registo em Inscrever-se / Editora de livros

  • Passar na avaliação. Após este processo, a editora compromete-se a colocar num local visível da sua página web o Logótipo da REDIB com uma ligação ao portal, ou na sua ausência uma menção escrita com o link ao mesmo. A REDIB proporcionará um nome de utilizador e palavra-passe para Entrar na sua conta de Editora na REDIB (um utilizador-editor por cada editora).

  • Incorporar os metadados na REDIB. Em função da infraestrutura informática e das possibilidades do editor, são contemplados dois casos:

Caso 1. A editora possui na sua página web um fornecedor de dados baseado no protocolo OAI-PMH, cuja URL introduzirá no formulário de registo como Editora para que a REDIB possa recolher automaticamente os metadados dos livros. Para isso será necessário que a editora disponha de um software profissional de edição científica com fornecedor de dados OAI-PMH, por exemplo Open Monograph Press (OMP) ou similar. Neste caso pode ser necessário que o editor complemente os seus metadados com o envio de um Excel de metadados adicional.

Caso 2. A editora não possui na sua página web um fornecedor de dados baseado no protocolo OAI-PMH. Neste caso a editora terá que introduzir os metadados dos livros publicados de forma manual, livro a livro, através de um formulário web disponível na sua conta de Editora de livros na REDIB ou por blocos de livros, preenchendo um arquivo Excel com os metadados dos mesmos.