ECOSYSTEM APPROACH IN INTENSIVE CARE: NURSES KNOWLEDGE

ECOSYSTEM APPROACH IN INTENSIVE CARE: NURSES KNOWLEDGE
QR Code

ECOSYSTEM APPROACH IN INTENSIVE CARE: NURSES KNOWLEDGE

RESUMOObjetivo: O estudo objetivou identificar o conhecimento dos enfermeiros acerca da abordagem ecossistêmica em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Métodos: Caracterizou-se como pesquisa de caráter descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Os sujeitos foram três enfermeiros que atuavam a...

Full abstract

Saved in:
Translated title: ECOSYSTEM APPROACH IN INTENSIVE CARE: NURSES KNOWLEDGE
Journal Title: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Main Author: Márcio Kist Parcianello
Other Authors: Graziele Gorete Portella da Fonseca;
Cláudia Zamberlan;
Hedi Crescência Heckler de Siqueira;
Hilda Maria Barbosa de Freitas;
Simone dos Santos Nunes
Palabras clave:
Traslated keyword:
Language: Portuguese
Get full text: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/2017
Resource type: Journal article
Source: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online; Vol 5, No 2 (Year 2013).
DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i2.3645-3654
Publisher: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Usage rights: Reconocimiento - NoComercial - SinObraDerivada (by-nc-nd)
Subjects: Applied Sciences --> Nursing
Abstract: RESUMOObjetivo: O estudo objetivou identificar o conhecimento dos enfermeiros acerca da abordagem ecossistêmica em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Métodos: Caracterizou-se como pesquisa de caráter descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Os sujeitos foram três enfermeiros que atuavam a mais de um ano nesse espaço em Santa Maria, RS. A coleta ocorreu em agosto e setembro de 2011. Utilizou-se a análise temática para examinar os achados da pesquisa. Resultados: Na categorização emergiram duas temáticas: Abordagem Ecossistêmica em Unidade de Terapia Intensiva e Unidade de Terapia Intensiva como ambiente saudável e sustentável. Destacou-se que o conhecimento com base no paradigma ecossistêmico possibilita a compreensão das complexas atividades do espaço da UTI por meio das interações dos seus elementos constituintes. Conclusão: Assim, a visão sistêmica, ao considerar as múltiplas dimensões dos elementos integrantes desse espaço/ambiente e suas interações, é apropriada para potencializar a dinamicidade das constantes mudanças nesse espaço de trabalho. Descritores: Enfermagem, Ambiente de Trabalho, Ecossistema; Saúde.
Translated abstract: Objetivo: O estudo objetivou identificar o conhecimento dos enfermeiros acerca da abordagem ecossistêmica em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Métodos: Caracterizou-se como pesquisa de caráter descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Os sujeitos foram três enfermeiros que atuavam a mais de um ano nesse espaço em Santa Maria, RS. A coleta ocorreu em agosto e setembro de 2011. Utilizou-se a análise temática para examinar os achados da pesquisa. Resultados: Na categorização emergiram duas temáticas: Abordagem Ecossistêmica em Unidade de Terapia Intensiva e Unidade de Terapia Intensiva como ambiente saudável e sustentável. Destacou-se que o conhecimento com base no paradigma ecossistêmico possibilita a compreensão das complexas atividades do espaço da UTI por meio das interações dos seus elementos constituintes. Conclusão: Assim, a visão sistêmica, ao considerar as múltiplas dimensões dos elementos integrantes desse espaço/ambiente e suas interações, é apropriada para potencializar a dinamicidade das constantes mudanças nesse espaço de trabalho. Descritores: Enfermagem, Ambiente de trabalho, Ecossistema, Saúde.