A LÓGICA PERVERSA DA COLABORAÇÃO PREMIADA NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO: POR QUE (AINDA) É NECESSÁRIO FALAR SOBRE O GARANTISMO DE FERRAJOLI?

A LÓGICA PERVERSA DA COLABORAÇÃO PREMIADA NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO: POR QUE (AINDA) É NECESSÁRIO FALAR SOBRE O GARANTISMO DE FERRAJOLI?

A presente pesquisa pretende investigar o instituto da delação premiada no Brasil, analisando primeiramente o seu conteúdo existente na legislação existente no país, bem como no Código Penal e Processual Brasileiro. Com efeito, busca-se a partir da leitura acerca da Teoria do Garantismo Penal, estab...

Guardado em:
Título da revista: Revista de Direito Penal, Processo Penal e Constituição
Primer autor: Juliano Keller do Valle
Outros autores: Marcos Leite Garcia
Palavras chave:
Idioma: Português
Ligação recurso: http://www.indexlaw.org/index.php/direitopenal/article/view/3743
Tipo de recurso: Artigo de revista
Fonte: Revista de Direito Penal, Processo Penal e Constituição; Vol 3, No 2 (Ano 2017).
DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0200/2017.v3i2.3743
Entidade editora: Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito
Direitos de utilização: Reconocimiento - NoComercial (by-nc)
Matérias: Ciências Sociais e Humanidades --> Ciências Sociais
Resumo: A presente pesquisa pretende investigar o instituto da delação premiada no Brasil, analisando primeiramente o seu conteúdo existente na legislação existente no país, bem como no Código Penal e Processual Brasileiro. Com efeito, busca-se a partir da leitura acerca da Teoria do Garantismo Penal, estabelecer parâmetros e critérios racionais que efetivem a estrita legalidade defendida por Ferrajoli no âmbito da delação premiada. De igual forma o texto tem a pretensão de estabelecer a discussão acerca do grau de legitimidade do Estado ao utilizar da barganha processual penal introduzida através da Lei 12.850/2013 como forma de aplicação ou não de punição.