Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo

Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo
QR Code

Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo

Este artigo examina os conceitos de Theodor Adorno eWalter Benjamin a respeito do sujeito dentro da arte surrealista,recolocando a discussão para a análise do cinema contemporâneo. Emcontraposição a Benjamin, Adorno vê o sujeito do surrealismo comoalienado e possuidor de uma subjetividade que foge d...

Full abstract

Saved in:
Journal Title: Lumina
Main Author: Gibran da Rocha Bento
Palabras clave:
Language: Portuguese
Get full text: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/186
Resource type: Journal article
Source: Lumina; Vol 2, No 1 (Year 2008).
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Usage rights: Reconocimiento (by)
Subjects: Social Sciences --> Communication
Abstract: Este artigo examina os conceitos de Theodor Adorno eWalter Benjamin a respeito do sujeito dentro da arte surrealista,recolocando a discussão para a análise do cinema contemporâneo. Emcontraposição a Benjamin, Adorno vê o sujeito do surrealismo comoalienado e possuidor de uma subjetividade que foge do referencial darealidade, buscando uma liberdade subjetiva, mas que acaba por nãotomar consciência da sua falta de liberdade objetiva. O artigo traz estaquestão para o panorama atual da cultura por meio de textos deFredric Jameson e Norman Denzin sobre filmes do cineasta DavidLynch.